Search
  • Roberto Muggiati

What’s New? Helen Merrill chega aos 90!


Happy Birthday neste 21 de julho, minha cantora favorita depois de Billie Holiday. Helen Merrill, a musa sussurrante de What’s New, seu primeiro disco gravado na véspera de Natal de 1954 com sexteto arranjado por Quincy Jones, fazendo dueto com o trompete de Clifford Brown, o doce Brownie que se foi cedo demais.


Nascida Jelena Ana Milcetic no Bronx filha de imigrantes croatas, aos dezesseis anos já era profissional, cantando com Deus e todo o mundo, Charlie Parker, Miles Davis, Bud Powell – imaginem! – depois seguiu carreira consistente e brilhante, com Stan Getz, a orquestra de Gil Evans, um álbum só com o baixo de Ron Carter, outro com John Lewis do MJQ, e ainda outro com Billy Eckstyne e Benny Carter.


Tive uma vez a oportunidade de conhecer a musa no Rio de Janeiro. Eu escrevia contracapas para uma coleção de LPs da Blue Note e Maurizio Quadrio, programador de Jazz e Clássicos da EMI-Odeon, ofereceu uma recepção para Helen Merrill na sua casa em Santa Teresa. Uma rusga doméstica de última hora me impediu de sair. Nada capaz de enciumar mais a sua mulher do que uma cantora de jazz...


Só recentemente topei com uma joia rara: Helen Merrill e Billie Holiday cantando juntas You Go To My Head, uma de minhas torch songs favoritas, acompanhadas ao piano por Leonard Feather, o crítico e compositor britânico. Este presente é para vocês.

What’s New, 1954

https://www.youtube.com/watch?v=4cnn_gosCqg

Com Billie em 1956

https://www.youtube.com/watch?v=1x6Vq2OsdFM

31 views