Search
  • Luiz Trevisani

Revoluções Por Minuto


A carreira dos Beatles geralmente é dividida em duas fases: a 1ª vai de 1962, com o lançamento do single “Love Me Do", até 1966, com o disco “Revolver”. A 2ª fase começa em 1967, com “Sgt Pepper´s Lonely Hearts Club Band”, lançado em 1º de Junho de 1967 e termina com “Let It Be”, que só foi comercializado em 1970, após a dissolução oficial da banda.


Na verdade, o último disco gravado pelos Beatles foi “Abbey Road”, que acabou saindo antes de “Let It Be” porque este teve uma produção errática e levou muito tempo para finalizar.


Mais do que marcar uma mudança no som do grupo, “Sgt Pepper´s” significou uma virada na própria música pop, com consequências em todas as áreas do entretenimento.


Pra começar, o disco foi um verdadeiro triunfo da tecnologia. 2 gravadores de 4 canais foram sincronizados e neles foram gravados banda, orquestra, coro, vozes incidentais e efeitos sonoros, criando uma “parede” de áudio sem precedentes.


Pela 1ª vez, um disco passou a ser tratado como uma entidade em si, dando ao artista a liberdade de discorrer sobre um mesmo assunto por toda a sua extensão. A idéia de álbum “conceitual” estava lançada e seria imitada não só por músicos, mas por artistas em outras áreas, do balé ao teatro.


A música dos Beatles já vinha mudando desde “Revolver” mas não há como negar que um novo patamar criativo foi alcançado. “Penny Lane” e “Strawberry Fields Forever”, consideradas pela crítica como o melhor que a música pop já produziu até hoje, não estão no disco, mas fazem parte da mesma leva.


E o motivo é simples: desde o começo, a banda gravava todo o material e George Martin, o produtor, escolhia quais músicas eram as melhores e seriam lançadas como single e quais seriam as sobras que entrariam apenas no “Long Play”, como se dizia na época.


Nem todo mundo sabe disso, mas “She Loves You”, “I Want to Hold Your Hand”, From Me To You”, “Can´t Buy Me Love” e “I Feel Fine”, entre tantas outras, foram lançadas separadas (como single) e só foram incluídas em disco com as demais em compilações.


Resumindo: “Penny Lane” e “Strawberry Fields” são os singles de Sgt Pepper´s (!) e o disco em si são as sobras (!!!).


Grandes artistas, no auge, não produzem apenas música. Produzem revoluções.

9 views1 comment