Search
  • Luiz Trevisani

As Musas do Rock - 1



Pattie Boyd era uma modelo inglesa razoavelmente famosa na Inglaterra quando, aos 20 anos, foi convidada para participar do filme A Hard Day's Night, que relatava o início da beatlemania (ela aparece na cena do trem em que a banda toca I Should Have Known Better).


George Harrison se encantou com a moça e o namoro começou ainda no set de filmagem. Em 1969, ele compôs Something para ela.


Eric Clapton, então amigo do casal, percebeu que estava se apaixonando por Pattie e se afastou. Sua forma de lidar com a tristeza foi compor a canção Layla, que fala de um amor proibido.


Anos depois, ele finalmente se declarou a Pattie e descobriu que era correspondido. O casamento com Harrison foi desfeito e eles passaram a morar juntos.


Numa noite, enquanto aguardava a moça se arrumar, Clapton compôs Wonderful Tonight, na qual expressa seu amor e sua admiração. Na turnê do disco Slowhand, de 1978, o guitarrista chamava Pattie ao palco e tocava Wonderful Tonight olhando para ela. A platéia ia ao delírio.


Ok, então Boyd inspirou essas canções. Só que Something é provavelmente a melhor composição de George Harrison na fase Beatles. Layla é praticamente o marco zero do hard rock. E Wonderful Tonight é uma das mais românticas e delicadas baladas da história das baladas românticas e delicadas, tendo em boa parte substituído The Way You Look Tonight em eventos em que a feminilidade e a beleza são homenageadas. Haja inspiração.


11 views