Search
  • Roberto Muggiati

Apertei a mão de Norma Desmond! Já Norman Bates...


Jamais me perdoarei por não ter resgatado do arquivo preto&branco da Manchete a foto de Gloria Swanson apertando minha mão. Imaginem, a arquipersonagem de Norma Desmond em Sunset Boulevard/Crespúsculo dos deuses...


Explico: em 1978 William Dufty veio ao Brasil lançar seu livro sobre os malefícios do açúcar, Sugar Blues. Dufty, um dos melhores amigos de Billie Holiday, foi o ghost writer genial da autobiografia da cantora, Lady Sings the Blues.Como editor da revista Manchete, recebi a visita do escritor e de sua mulher, nada menos do que a atriz Gloria Swanson, então na flor dos seus 79 anos, a cinco anos de sua morte. Quase petrificado diante da criatura, apertei a mão que me ofereceu. Nenhum contato de pele, a diva usava luvas brancas.


Já Norman Bates, outro personagem emblemático do cinema – o “filho que era mãe” do Psicose de Hitchcock, conheci de raspão. Maurício Bebiano, um dos frequentadores do salon do embaixador Paulo Carneiro em Paris, se gabava de ter tido um caso com ele. Imaginem, Perkins fez dois filmes edipianos clássicos como galã – com Ingrid Bergman (Aimez-vous Brahms?) e Melina Mercouri (Fedra) – e virou cantor de sucesso, gravou vários discos de standards. Até por Curitiba Tony Perkins literalmente bundeou, dizem que no saguão do Hotel Iguaçu havia filas de garotos-de-programa (sim, também havia disso em Curitiba, Cidade Sorriso transformada em Boca Maldita) aguardando a vez de visita-lo.


Anthony Perkins – adoro seu rosto, dois atores gays que eu amo, ele e o Farley Granger, prometo um brancaleone sobre meu encontro com o Farley em Paris – eu dizia, Perkins foi um dos raros homossexuais que se ‘curou” pela psicanálise, casou e teve filhos. Continuou alimentando a saga de Norman Bates, fazendo três “sequels” de Psicose, uma delas que ele mesmo dirigiu. Casou aos 41 anos com Berinthia “Berry” Berenson, 25 anos, irmã da manequim e atriz Marisa Berenson, com quem teve os filhos Oz e Elvis. Perkins morreu de AIDS aos 60 anos.


A longa mão da maldição de Psicose não poupou sua mulher: em 11 de setembro de 2001, Berry Berenson estava a bordo do segundo avião que se chocou contra as torres gêmeas do World Trade Center em Nova York.


Norma e Norman, torres gêmeas de Hollywood...

28 views2 comments